Fandom

Wiki Planetes

Josep Maria

72 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
16.jpg

O Josep Maria com 16 anos.

Yusepy Maray Agrokak Peñad Koñat #, conhecido como Josep Maria #, é o protagonista principal do universo expandido de Planetes. É um teremedosiano. Nasceu o 26 de julho do 1995.

Infância

No 1999, com 4 anos, deixou a Terra com a bola 04 rumo a Gôbola com outros meninos humanos e a Ralja (goboliana), mas os bursianos capturaram-nos e encerraram-nos no recinto Tékoda. Quando tinha 6 anos fundou a Frota Estelar da Federação entre humanos, gobolianos e ifnilianos. Dois meses mais tarde escapou destruindo Tékoda e viajou ao passado para cobrir a sua ausência. Tudo isto aparece em Planetes (série 1), Planetes Mata 2 e as duas primeiras temporadas de Planetes 3 (primeira parte).

Adolescência

Não se conhece mais até o 2007, com 12 anos, que volta a aparecer com três novas personagens: a İhi Kadse, o seu irmão 0 e o pequeno Pumiky. Acrescentam à FEF o sistema Talos, criam mais naves: FEF 07 e FEF Dortox 00, recuperam a nave perdida FEF 05 e ao final só ficam na Terra ele, a İhi, o 0 e o Pumiky.

Então criam um mundo virtual no Mar digital, a rede de Internet. Têm aventuras nesse mundo, destroem-no, criam outros mais e têm de lutar três vezes contra o XANA. Tudo isto é visto nas temporadas 3-8 de Planetes 3. Ao longo destas vão acrescentando à tripulação da FEF 07 novos amigos como uma cópia duma rapariga chamada Carla (depois casa-se com o 0), o Rutitto (depois deixa a equipa), uma cópia duma rapariga chamada Marta, uma rapariga chamada Júlia (depois deixa a equipa), uma mulher rejuvenescida chamada Lee, que depois vai embora deixando a sua filha, a Ann (que se faz namorada do Pumiky), e uma rapariga do Limbo chamada Винкс-Melins, que se perde noutro Limbo e então decidem procurar as Winx da Terra (missão paralisada posteriormente). Também apanham a Carol, do universo espelho, que depois resulta ser uma traidora.

Posteriormente aparece uma rapariga do universo espelho chamada Superintendente Selena, que sequestra a nave com a Carol e quer usá-la como arma na guerra do seu mundo. O Josep Maria 15 encontra à mesma Superintendente com menos anos e vê uma oportunidade: apagar-lhe a memória para que fique no mundo do 15 e não cresça, assim nunca existirá nem a Superintendente nem toda a sua guerra que quase acaba com todos os teremedosianos do universo espelho.

A coisa complica-se quando aparecem os sulibans e tentam mudar a história: primeiro atacam a 07, mas isso não muda a história. O que a muda é quando, o 4 de abril do 2011, um Suliban torna-se o namorado duma rapariga que, segundo a história que narra o Ɛ, nunca teria namorado. A rapariga chama-se Kimberly, que segundo a história original conhecerá o segredo da FEF posteriormente. Ao final a Kimberly deixa o Paul Archer, o Suliban que se fez passar por humano, porque descobre que não é da Terra. E então decide unir-se à FEF, com a descoberta duma irmã do futuro chamada Newecy e duma filha de outra linha temporária chamada İrene. A Newecy fica com a sua irmã, até que decide ir estudar em Teremedó. Agora parece que a linha do tempo está mudada, e a terceira série de Planetes termina com uma mistura de linhas do tempo e acaba noutra diferente à que aparece em SérieStar4, que é a que o Ɛ do século XXXI e a Miral Paris do século XXV disseram que é a correcta.

Nesta nova linha do tempo, o Josep Maria # começou a estudar numa escola que na linha do tempo original nunca esteve. No seu primeiro ano, na sua classe tinha uma rapariga chamada Érika, que em realidade resulta ser uma alienígena de origem desconhecida disfarçada como humana que acham que quer destruir os teremedosianos. Capturam-na para examiná-la na FEF 07. Pouco depois a 07 cruza uma fractura no subespaço que os leva para o ano 2412 e na linha do tempo original. Ali aliam-se com uma nave chamada USS Enterprise (NCC-1701-F), onde uma tripulante, a alferes Miral Paris, estava a estudar a secreta Frota Estelar da Federação do século XXI. Lá descobrem o seu futuro que ocorreria na linha do tempo original, e também descobrem que a Érika reencarnada numa menina de 12 anos, Annika Caetano, quer destruir o universo tal e como o conhecemos e criar um universo sob o seu controlo. Com a ajuda inesperada da Érika, conseguem parar a Annika Caetano porque a Érika faz com que a sua versão do futuro entre num vórtice e deixe de existir. E também com a ajuda da Érika, voltam ao seu tempo e à sua linha do tempo. Isto aparece no filme Planetes III: Entre dois períodos de tempo.

No ano 2013, o Josep Maria 18 e a tripulação da nave FEF 07 descobrem que a espécie da Érika em realidade é uma espécie muito importante para o universo, já que elas criaram toda a energia que existe. Mas umas entidades desconhecidas exterminaram a toda a espécie, menos duas raparigas: a Érika e outra rapariga, chamada Velika (Велика). Esta última rapariga está nalgum sítio do sudeste da Europa, mas o Josep Maria 18 só a viu por acaso numa excursão que fez e a FEF perdeu o seu traço. As entidades que querem exterminar a Érika e a Velika (Велика) e acabar com a espécie são desconhecidas, mas o Josep Maria 18 descobre que um ser que não teria de existir é quem pode acabar com a espécie. Esta forma de vida é a Criação Áurea, que actualmente tem forma duma rapariga da sua idade e que vai à sua igreja, e chama-se Kirannis. Mas ela não sabe nada dos seus poderes, e há algumas entidades por trás dela que são quem manejam tudo. A FEF quer ser neutra neste confronto, mas ver-se-ão obrigados a colaborar quando não há outro remédio. Ademais, as entidades que controlam a Criação Áurea podem fazer filtros de percepções, que são pessoas ou elementos que em realidade não existem mas todo mundo os vê e pensam que são reais. Utilizam estes filtros para enganar os oficiais da FEF, e sobretudo o Josep Maria 18. Então decidem unir-se com mais pessoas: as irmãs McClain (China, Lauryn e Sierra), e uma amiga da igreja do Josep Maria 18: a Lorena. Ademais, a Lina e o Rutitto voltam para ajudarem os seus antigos amigos. Também descobrem que outro amigo da igreja do Josep Maria 18, o Melvin, tem uma neta que será uma viajante do tempo mais importante que o Dany. A İhi cria novos inventos para poder entender esta guerra e resolver todos os enigmas. Mas a Érika não sabe que a Velika (Велика) está viva e acha que ela é a última, e não quer acreditar no que lhe diz o Josep Maria 18. Isto aparece no filme Planetes IV: A energia do universo.

Mais tarde, quando se inaugurou a nave FEF 09 no 2015, o 0 passou a ser capitão da nave FEF 07 junto com a Carla como comandante e o resto da tripulação transladou-se à nova 09. O 0, além da Carla (e do Franny), tem também na 07 duas pessoas novas como membros da tripulação que servem sob as suas ordens: o Ruttito e a Maray, já que há pouco tempo eles tinham voltado à FEF. No filme Planetes V: O teu nome na Terra, a İhi termina a relação com o seu namorado, porque perde a memória sobre a FEF e fica na Terra como uma rapariga normal. Então o Josep Maria 20 quer mais alguma coisa com a Lauryn. E durante este filme, o Josep Maria 20 está apaixonado pela Alexandra e mais tarde pela Sandra López. Há tempo que o 20 estava a ver a Andrea na sua universidade, mas via que algo não era do todo correcta. O 20 suspeitava sempre que esta Andrea era a regenta do universo espelho, e a normal está prisioneira pela regenta nalgum local desconhecido. A Ann descobre que a regenta, que achavam todos que tinha morrido com o seu helicóptero, dalguma maneira conseguiu escapar com vida e agora está a fazer a vida do seu dobro na Terra do universo normal, para tirar informação sobre o 20 e a FEF, e além disso possivelmente trabalha no grupo da Criação Áurea e do Yusma, e poderia ser uma das raparigas do Yusma. Mais tarde, Teremedó informa que a Selena do universo espelho que estava prisioneira em Bàrcinon, foi assassinada pela Andrea, porque ela pensava que era uma ameaça pelos seus planos. Enquanto isso, a Andrea disse-lhe ao 20 que uma rapariga da antiga escola onde o 20 ia com a Andrea original, que se chama Marina, também estuda na universidade do 20, mas ele não a encontra em nenhuma parte. Poderia ser uma mentira da Andrea para fazer com que o 20 queira encontrar a Marina e já não se preocupe pelo que faça ela. Mais tarde descobre-se que é um filtro de percepção, e a Marina nunca existiu. Depois descobre-se que a Lina e todos os seus colegas que estiveram com ele em Tékoda perderam a sua memória, como a Lauryn, a China e a Kimberly. O 20 pensa que todos os seus colegas também deixarão de existir, mas a Andrea diz que o que disse a Érika sobre a perda de memória é falso, e também diz que ela já não pertence à colecção de raparigas do Yusma. Os oficiais da 09 perderam a Lina como comandante e primeira oficial, e por isso 20 decide ascender o Pumiky a comandante e primeiro oficial da 09. Nuns meses mais tarde, a Ann descobre que os ataques terroristas na Terra são organizados pela regenta Andrea, e todos estes ataques terroristas também acontecem nos planetas da FEF ou nos outros planetas que os ajudam. Mas não há ataques em Teremedó, e não se sabe o motivo. O 21 já o sabia, e diz que o planeta Teremedó está instável, e diz que não sabe quanto tempo é que a FEF durará. No final do filme, a nave FEF 09 tem um novo motor de curvatura que instalaram em Teremedó, mas quando activam este motor, a nave desaparece e vai para outra dimensão com o Pumiky e a Ann, que resulta que é a linha do tempo original numa época futura. O Josep Maria 21 sabia-o porque o tinha pressentido quando estava com o Robert, mas acaba por não fazer nada já que tem de deixar que as coisas aconteçam como têm de acontecer, ou poderia alterar também a linha do tempo original. E o Josep Maria 21 parece que está a mudar, e não sabem se tudo isto é influência da Criação Áurea.

No filme Planetes VI: Sozinho num mundo normal, a nave FEF 09 desapareceu. Mais tarde, Vulcano, Gôbola e todo o sistema Talos são destruídos pelo novo inimigo do filme, que se aliou com a Andrea e conseguem derrubar a Frota Estelar da Federação. Sem a FEF, o Josep Maria 22/23 só tem como apoio a nave FEF 07, sob o comando do capitão 0, irmão do antigo almirante da Terra. Mas sem a protecção dos amigos que tinham, os antigos oficiais da Frota Estelar da Federação encontram-se num beco sem saída, e têm de evitar que a Andrea e o seu novo par activem uma máquina que destruirá Teremedó. Ademais, os inimigos aliar-se-ão com o inimigo teremedosiano do Josep Maria 22/23, o Alxy Frankz, quem ajudá-los-á apesar de destruir-se o seu próprio planeta. Será que poderão salvar Teremedó, sendo o único planeta que fica no lado do almirante Josep Maria 22/23?

Robert

Depois dos acontecimentos do filme Planetes II: O criador da montagem, o Josep Maria 24 do futuro fica no ano 2010 para ver se a linha do tempo consegue arranjar-se, e trabalha independente sem falar com a sua versão jovem e a FEF. Durante este tempo, o 25 viaja ao limbo porque a Annika Caetano dalguma maneira sobreviveu numa série de televisão que se chama ANT Farm. O 25 entra justo quando a série acabará em 2014 e mata a China, a protagonista da série que em realidade era a Annika, com setas laser. Uma vez morta, absorve a sua energia reduzindo e comendo-se o seu corpo.

Outra vez no mundo real, o 25 segue com o seu plano de parar os Sulibans. No entanto, falha e os Sulibans têm sucesso com o seu objectivo. O 25, depois do seu fracasso, tenta voltar atrás no tempo com a câmara que lhe permite viajar no tempo, para voltar a tentar arranjar a história. O vórtice colapsa-se, a câmara é absorvida pelo vórtice e de repente o 25 chega até ao 11 de novembro do 2007. Uns jagunços apoderam-se da câmara, e o 25 aponta-os com uma pistola fáser e quer que estes rapazes lhe devolvam a câmara. Os jagunços negam-se e começa uma briga que o 25 perde, desarmam-no e um deles apunhala o 25 mortalmente. Os jagunços fogem e deixam a pistola e o 25 a morrer no chão. Com esta ferida de arma branca, ele morrerá, mas de repente as suas mãos alumiam-se e dele sai uma energia que começa a curar a ferida: o 25 regenera-se como a espécie da Annika. Mas no meio do processo, antes de tornar-se num bebé, o 25 pára o processo e agora tem um aspecto diferente: mais alto, mais forte e mais valente, apesar de que tem o mesmo cabelo e é muito parecido à sua forma original. Ele apanha o fáser e persegue os jagunços, aturde um que levava a câmara e diz aos outros que fujam ou também os aturdirá. A câmara cai ao chão e estraga-se um pouco, mas o 25 apanha-a e vai-se embora deste momento do tempo.

Mais tarde, descobre-se que o 26 decidiu utilizar o nome de Robert, diz que é da Bulgária e torna-se no namorado da Sandra López, já que há tempo que ele estava apaixonado por ela, mas em realidade o Robert tenta fazer com que o 21 tenha uma relação com a Sandra para evitar que queira estar com a Andrea, e por isto o Robert beija-se com a Sandra para fazer com que ela se apaixone pelo 21 mediante uma fusão mental teremedosiana, já que o 21 está apaixonado pela Andrea. E o Robert também veio evitar algo que acontecerá com a Sandra no futuro: ela será assassinada pela Andrea, como o seu dobro do universo espelho. E ele quer mudar a história e evitá-lo… Agora ele é calvo. Tudo isto é explicado nos filmes Planetes V: O teu nome na Terra e Planetes VI: Sozinho num mundo normal.

Futuro alternativo

A partir da temporada 5 de SérieStar4 mostra-se o possível futuro das personagens sem as mudanças na história pelos Sulibans: o Josep Maria aparece casado com a İhi Kadse e tem dois filhos, o Dany (verdadeira identidade do Ɛ) e a Êlisy. O Dany também se casa e tem um filho, o Adry, que também se casa e assim segue a descendência do Josep Maria #. Na linha de tempo normal aposenta-se com 56 anos, mas segue aparecendo ao longo da série.

Universo espelho

Yusma.jpg

O Yusma com a Andrea, a Marta e outras raparigas.

O Josep Maria # no universo espelho é o chefe da união Teremedovulcaniana, muito mulherengo (ao invés do mundo normal). As pessoas chamam-lhe Yusma.

Nasceu no 26 de julho do 1995 em Teremedó, mas veio à Terra no 1999, quando o seu planeta foi destruído, junto da İhi Kadse. Outros sobreviventes teremedosianos foram para Vulcano. Ele e a İhi começaram a tentar dominar os terranos com o abuso dos seus poderes, e o Império Terrano viu-se obrigado a negociar com eles. Estiveram conformes em que viveriam uma vida normal em Barcelona, Catalunha, em troca de terem o que quiserem. Os dois estiveram conformes para ajudarem e trabalharem na rebelião do país vizinho, Espinha.

Nalgum momento, o Yusma e a İhi começaram a estudar na escola “Os Demónios do Inferno” em Barcelona (a contra-parte da escola do Josep Maria original), como casal. No entanto, o Yusma abusava dos seus poderes e fazia o que queria. No esconderijo rebelde da Intendente da Rebelião Espinhana, enquanto o Yusma e a İhi estavam a trabalhar com a Intendente Laia Romero, foram visitados pela Laia do universo principal. A Laia tinha-se ido embora, e a İhi acha que a Laia do universo principal era a Intendente. Quando voltou a verdadeira Laia, a İhi matou-a porque achava que esta Laia era uma impostora. Com este assassinato, o Yusma e a İhi decidiram fugir. E nalgum lugar desconhecido, o Yusma começa a formar um exército de raparigas.

Na escola “Os Demónios do Inferno”, o Yusma e a İhi conheceram a Andrea, uma rebelde terrana disfarçada como uma simples aluna. Quando a mão direita do imperador, a Superintendente Selena Gomez voltou duma missão secreta, ela começou uma guerra contra os sobreviventes de Teremedó. Então, o Yusma uniu o seu planeta com Vulcano criando a União Teremedovulcaniana, e começaram uma guerra contra os terranos e a Selena. E a Selena aliou-se com uma rapariga chamada Carol e enviou-a ao universo principal, à nave FEF 07 para espioná-los. Lá a Selena sequestrou a nave 07 com a Carol, e ela queria utilizá-la como arma para a guerra do seu mundo. O almirante da Terra na Frota Estelar da Federação Josep Maria 15 encontra a mesma Superintendente com menos anos e vê uma oportunidade: apagar-lhe a memória para que fique no mundo do 15 e não cresça, assim nunca existirá nem a Superintendente nem toda a sua guerra que quase acaba com todos os teremedosianos do universo espelho que a Superintendente organizou: a união Teremedovulcaniana contra os humanos e os klingons. Depois aparece o universo espelho noutro episódio, onde o Josep Maria 15 descobre que no universo espelho alterado por ele é famoso porque fez “a grande façanha”, embora ele nunca fez nada importante lá.

Nesta nova linha do tempo, no 16 de janeiro do 2011, o Yusma chegou com uma nave-cápsula (uma esfera de transporte adiantada) à Terra do universo principal e deixou a Kimberly grávida (já que a sua cópia no universo espelho tinha morrido). O Yusma fez com que o feto tivesse metabolismo acelerado, de modo que quando o bebé nasceu, ele voltou ao seu mundo. O Josep Maria 15, a contraparte do Yusma, fez tudo o que pôde para parar o seu dobro, mas fracassou em duas tentativas.

Nalgum momento, a Andrea converteu-se em regenta de Espinha. Ela destruiu a escola “Os Demónios do Inferno”, com várias traições, e matou todos os rapazes e raparigas que tinham sido os seus parceiros, envenenando-os depois de beijá-los. Mais tarde, a versão jovem da Selena Gomez que estava no universo principal sob o nome falso Paula Criancem, recupera a memória apagada pela İhi Kadse do universo principal sobre a sua identidade e volta ao seu mundo para restaurar a história. A FEF 07 vai ao universo espelho para persegui-la e acabam numa luta contra a rebelião que tinha formado a Andrea, e vão para Castelldefels (que parece a Idade Média com guilhotinas). Os oficiais da FEF encontraram a Sandra López e acharam que poderia salvá-los, mas revela-se que a Sandra é o casal da Andrea. No entanto, a Sandra ajuda-os e atraiçoa a Andrea, e revela-se que a Selena (jovem) é também casal da Andrea em segredo. A Andrea descobre que a Sandra a quer trair e mata-a. Então mais oficiais da FEF vêm e começam um tiroteio, e escapam-se. E o Josep Maria rouba a esfera de transporte do corpo da Sandra. Mas a Sandra tinha alterado o helicóptero da Andrea, e quando a Andrea se prepara para seguir os oficiais da FEF (que tinham escapado), o seu helicóptero cai ao mar, e os oficiais da FEF capturam e encarceram a Selena em Teremedó (do universo principal).

Descobre-se que o filho do Yusma e a Kimberly se chama Josep Maria, parodiando o dobro do Yusma, e continua o legado do Yusma. E o Yusma e a İhi casam-se nalgum momento do 2012. O Yusma agora trabalha para a Criação Áurea e os seus aliados, mas só para o seu próprio benefício e pode traí-los em qualquer momento. O Yusma também sequestrou a Érika do universo espelho e matou-a. O Yusma é assassinado no 2095 por um terrano, aproveitando que cumpre 100 anos e perde os seus poderes.

Lista de raparigas do exército do Yuma

Membros actuais:

  1. İhi Kadse (o seu casal, e mais tarde no 2012, a sua mulher).
  2. Marta
  3. Lorena
  4. Nelianny İsabel
  5. Laura
  6. Lauryn
  7. China
  8. Sierra
  9. Karla
  10. Mariam
  11. Juliana
  12. Elisabeth
  13. Júlia
  14. Irenys
  15. Marina
  16. Mercè
  17. Noemí
  18. Ainoa
  19. Mili
  20. Mais raparigas desconhecidas

Antigos membros:

  1. Sandra López (morta)
  2. Kimberly (morta)
  3. Melins (morta)
  4. Mais raparigas desconhecidas
Personagens de Planetes

Também no Fandom

Wiki aleatória