FANDOM

06.gif

A nave FEF 06.

A nave 06, e mais tarde FEF 06, é uma nave estelar do universo expandido de Planetes. É uma nave estelar que construíram as crianças que estavam atrapados em Tékoda. Com ela fundaram a Frota Estelar da Federação.

Construção e viagens em Tékoda

No 2001 as crianças que iam na nave 05 mataram todos os bursianos e se tinham apoderado de Tékoda. Mas não tudo acabou bem: por uma avaria, a 05 programou uma viagem quase a Dobra 10 longe de Tékoda, para o espaço profundo. A tripulação tiveram pouco tempo para escapar, e a nave deu-se por perdida. Não só passou isto: um bursiano que conseguiu sobreviver recreou o resto dos seus e voltaram a tomar o controlo de Tékoda. As crianças tiveram pouco tempo para escapar para Tisawó, um satélite natural do planeta mais próximo a Tékoda.

Esta nave foi construída no Alurrais (um tipo de mar) de Tisawó, onde as crianças se escondiam. No primeiro episódio de Planetes 3 lançaram a nave desde lá rumo a Gôbola, puseram graus às crianças (o Josep Maria 6 como capitão e a Ralja como comandante) e após fazer uma missão lá foram outra vez capturados em Tékoda. No episódio seguinte conseguiram escapar à Terra, mas os bursianos lhes seguiram e voltaram-nos levar para Tékoda, deixando na Terra a Ralja (goboliana) e o Jordi (humano). Então o 6 atribuiu uma nova primeiro oficial, o comandante ifniliana Lina. Esta nova tripulação tiveram muitas aventuras, até que no fevereiro do 2002 o Josep Maria 6 lançou a Diretiva Omega, uma arma que destruiu Tékoda e os bursianos. Voltaram à Terra, as crianças voltaram ao passado para que os seus pais não notassem nada e o 6 deixou a nave no planeta Teremedó estacionada e em desuso.

Última missão e destruição

No 2012, a nave FEF 05, que foi recuperdada e com nova tripulação, tentaram fazer uma coisa proibida no “Céu”: levarem-se com eles um espírito. Pelisso foram penalizados e foram enviados ao Sol a Dobra 10. Na rápida viagem à morte no 2012 puderam enviar uma mensagem de socorro à Terra, que o Josep Maria 17 recebeu e apanhou a abandonada nave FEF 06 para salvá-los. Só se salvaram 6 pessoas da FEF 05, e perdeu-se a FEF 06 causando a morte de quem a pilotava, uma cópia duma rapariga chamada Marta (a original ia ao antigo colégio do 17).

Lançadeiras

Esta nave estava carregada com duas lançadeiras, TC1 e TC2, que em Planetes Mata 2 foram utilizados em Tékoda como torres de controlo de Ot e Búr’sw respetivamente.

Naves de Planetes
Bola 04FEF 05FEF 06FEF 07FEF 08FEF Dortox 00FEF 09

Também no FANDOM

Wiki aleatória