Fandom

Wiki Planetes

FEF 05

72 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
05.jpg

A nave FEF 05.

05.gif

A nave FEF 05 por trás.

A nave 05, e mais tarde FEF 05, é uma nave estelar do universo expandido de Planetes. É uma nave estelar que numa origem era do Domínio e que ficaram com ela as crianças que estavam atrapados em Tékoda.

Viagens em Tékoda e perda

No 2000 as crianças que iam na bola 04 enquanto estavam em Tékoda foram sequestrados por uma raça que ao princípio lhes chamavam zona crepuscular, que destruíram a bola 04. Graças aos poderes do Josep Maria 4, apanharam uma nave dos inimigos que chamaram 05 e escaparam de volta a Tékoda.

Uma vez em Tékoda tiveram a maioria das aventuras que aparecem na primeira parte de Planetes Mata 2, do universo expandido de Planetes (2000-2001). Ao final da primeira parte por uma avaria na 05, esta programou uma viagem quase a Dobra 10 longe de Tékoda, para o espaço profundo. A tripulação tiveram pouco tempo para escapar, e a nave deu-se por perdida.

Reencontro e novas viagens

No 2007, enquanto a nave FEF 08 explorava uma zona remota do espaço, encontrou-se por acaso a 05. Então a 08 rebocou a nave até a Terra e a Frota Estelar da Federação com o Josep Maria 12 renomeou a nave como FEF 05. Então o 12 atribuiu uma nova tripulação para a nave: com o Manuel como capitão e com a Laia como comandante e primeiro oficial. Isto aparece em SérieStar4.

Uma vez formada a nova tripulação da FEF 05, esta embarcou em uma missão de explorar para além do Universo, o que chamavam "Céu". Ali encontraram o Mar digital, o Limbo, o Continuum do Q e viram pela primeira vez o universo espelho, entre outras aventuras. Tudo isto aparece na segunda parte de Planetes Mata 2.

Destruição

Ao final da série Planetes Mata 2 tentaram fazer uma coisa proibida no “Céu”: levarem-se com eles um espírito. Pelisso foram penalizados e foram enviados ao Sol a Dobra 10. Na rápida viagem à morte no 2012 puderam enviar uma mensagem de socorro à Terra, que o Josep Maria 17 recebeu e apanhou a abandonada nave FEF 06 para salvá-los. Só se salvaram 6 pessoas da FEF 05, e perdeu-se a FEF 06 causando a morte de quem a pilotava, uma cópia duma rapariga chamada Marta (a original ia ao antigo colégio do 17). Na linha do tempo alterada pelos Sulibans, a Marta também morre, mas toda a tripulação da FEF 05 conseguem salvar-se.

Lançadeiras

Esta nave estava carregada com duas lançadeiras, IF1 e IF2, que acabaram nas mãos dos ifnilianos.

Naves de Planetes
Bola 04FEF 05FEF 06FEF 07FEF 08FEF Dortox 00FEF 09

Também no Fandom

Wiki aleatória