FANDOM

Erika

A Érika.

Annika Caetano

A Annika Caetano.

Érika (Jé Séniah), regenerada como Annika Caetano, Danika e outros nomes, é uma personagem do universo expandido de Planetes. Não se sabe nada da origem ou o nome da sua espécie, mas se sabe que ela é membro duma espécie em extinção e só ficam duas, e a sua espécie foi quem gerou a energia do universo no Big Bang.

Informação da espécie

Esta espécie só tem um sexo, o feminino. Uma característica desta espécie é a regeneração. Normalmente fazem-se passar por habitantes do planeta onde moram, e quando se emparelham com um homem, se ela tem uma filha, o seu corpo torna-se da espécie do homem e perde as lembranças de alienígena, mas a filha que nasce torna-se alienígena e todas as lembranças e a personalidade da mãe são passadas à filha; a mãe regenerou-se na filha e gerou um corpo falso da espécie do pai que segue com ele sem que saiba nada da procedência da sua mulher.

Outra característica desta espécie é converter a pessoas em “Sequoia”: isto consiste em fazer com que pessoas a obedeçam sem saber por que o fazem, por isso os oficiais da FEF chamam a este processo “abdução”, mas este termo não é oficial. Para converter a alguém em Sequoia, esta espécie tem de segurar a vítima das mãos e transmite-lhe algo. Isto costumam usá-lo sempre para incorporar-se numa família e que acham que ela é parte da família, e além disso a Érika usou-o para o seu benefício e para evitar que os oficiais da FEF pesquisem demasiado. Quando um Sequoia volta à normalidade, perde todas as lembranças durante o seu período que esteve a ser Sequoia. O 0 foi Sequoia voluntariamente e depois voltou à normalidade, e uma amiga da İhi Kadse e a atriz Zendaya também foram Sequoias. Actualmente continuam a ser Sequoias dois professores do último instituto que o Josep Maria e a Érika estudaram, três alunos da sua classe, uma rapariga da vila do Josep Maria #, outra amiga da İhi chamada Melody, e mais gente que a FEF desconhece.

Érika

A Érika é a encarnação que viveu na primeira metade do século XXI de uma das duas restantes desta espécie, e é a mais conhecida. Viveu muito tempo, ela disse no filme Planetes III: Entre dois períodos de tempo que tinha mais anos do que o planeta Teremedó. Num princípio achavam que tentava destruir os teremedosianos, mas depois descobriram mais dela, e que o seu objetivo não era nenhuma espécie em concreto. Segundo sabe-se, ela criou o universo espelho no século V, criando um universo alternativo onde o Império Romano não caiu e a humanidade tornou-se mais selvagem, até chegarem ao Império Terrano fundado no século XX, que domina todo o planeta. Também se criou uma cópia dela, que vivia no universo espelho. Na linha do tempo original, sem as mudanças dos Sulibans, a Érika casou-se com o Leo e regenerou-se numa filha chamada Danika. O Leo morreu na Terça Guerra Mundial. Em SérieStar4 aparece a Érika de velha, mas já não é a mesma, senão que é um corpo que gerou a alienígena para ficar na Terra e evitar suspeitas.

Annika Caetano

A Annika Caetano é a encarnação que viveu na primeira metade do século XXV da Érika, regenerada aproximadamente 20 vezes. Aparece em Planetes III: Entre dois períodos de tempo como uma criança de 12 anos, que ficou louca pelo passo dos séculos e quer destruir o universo tal e como o conhecemos e criar um universo sob o seu controlo. Com a ajuda inesperada da Érika, conseguem parar a Annika Caetano porque a Érika faz com que a sua versão do futuro entre num vórtice e deixe de existir. E também com a ajuda da Érika, voltam ao seu tempo e à sua linha do tempo. Também aparece a mãe da Annika, mas se desconhece o seu nome.

Érika (neta)

A Érika, neta da original Érika, aparece em SérieStar4 na linha do tempo original. A nave FEF 09 com o neto do Josep Maria #, o Adry, viajam à linha do tempo alterada pelos Sulibans mas atrapados numa borbulha com o tempo congelado no dia 6 de julho do 2014 e descobrem como seria a vida do Josep Maria # nessa linha do tempo, mas se equivocam: acham que o Josep Maria # deixou a İhi e começou a sair com uma rapariga chamada Lorena, porque vêem-nos na casa do Josep Maria # juntos. Mas em verdade viram uns filtros de percepção criados pela Criação Áurea, para enganar aos oficiais do futuro e realmente o Josep Maria # e a Lorena estavam noutro sítio. Quando voltam ao seu tempo (ano 2090), o Adry encontra a Lorena muito velha e que tem família, e moram em Portugal. Então revela-se que a Érika tem sob o seu controlo um hospital, e encontra-se com o Adry. Então decide apagar-lhe a memória a todos da linha do tempo original qualquer lembrança da linha do tempo alterada que tenham. E já não aparece mais.

Outras encarnações

Uma das encarnações da Érika casou-se no princípio do século XXII com o inventor do teletransportador, Emory Erickson. Isto apareceu no banco de dados da USS Enterprise (NCC-1701-F) quando a nave FEF 07 viajou ao ano 2412 e à linha do tempo original.

Universo espelho

A Érika no universo espelho tentou ajudar o Josep Maria #, resultando ser a parte oposta da Érika original, embora fez algumas coisas demasiado exageradas. Resulta que a Érika original tentava evitar que o Josep Maria # contactasse com o seu dobro, e a Érika do universo espelho quase não lhes dá muita informação. No filme Planetes IV: A energia do universo descobre-se que o dobro do Josep Maria #, o Yusma, sequestrou à Érika do universo espelho porque trabalhava para a Criação Áurea, e depois acabou desfazendo-se dela.

Velika

Velika (Велика em cirílico) é a outra restante da espécie. O seu nome significa “grande”. Pouco sabe-se da Velika, só que mora na Sérvia e que desconhece que a sua espécie foi extinguida pela Criação Áurea. O Josep Maria 18 viu-a por acaso numa excursão que fez e a FEF perdeu o seu rasto. Além disso, a Érika não sabe que a Velika (Велика) está viva e acha que ela é a última, e não quer acreditar no que lhe diz o Josep Maria 18.

Personagens de Planetes